Conet&Intersindical 2020

Curitiba é a sede de um dos maiores eventos do setor de transportes de cargas do País, o Conet&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado). A realização é da Associação Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística – NTC&Logística em conjunto com a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (Fetranspar).

Empresários de transportes de todo o Brasil terão a oportunidade de debater temas como: a evolução dos custos do transporte; o piso mínimo de frete; a recuperação tarifária; renovação de frota, além de outros assuntos importantes para o segmento. Interessados em colocar outros assuntos em evidência também podem sugerir seus temas.

“O Conet&Intersindical é um evento de extrema importância para o setor de transporte de cargas. Não medimos esforços para trazer essa edição ao Paraná, pois o Estado tem um setor atuante na esfera nacional, e certamente os empresários participantes poderão contribuir de maneira ímpar nas discussões postas à mesa”, explica o presidente da Fetranspar, coronel Sérgio Malucelli.

Ele lembra que o setor de transporte representa perto de 6% do PIB Estadual. “Nossos empresários estão constantemente em evolução, buscando novidades, inovações e atentos as mudanças na legislação que impactam diretamente no negócio. O Conet vai debater todos esses assuntos e certamente os participantes terão uma visão geral do cenário do setor para 2020”.

Realizado há quase 50 anos, o Conet&Intersindical reúne empresários e lideranças do setor para debates, análises e divulgações de estudos. Com duas edições anuais, o encontro é dividido em dois eventos tradicionais: o Conet, voltado para a discussão empresarial de custos, em que o Decope da NTC&Logística apresenta as pesquisas de mercado e aponta os direcionamentos relacionados ao frete  e a Intersindical, que discute e busca soluções para os assuntos mais relevantes do setor.

Criado com o objetivo de ser itinerante, percorrendo o Brasil debatendo e apresentando temas do segmento do transporte rodoviário de cargas (TRC) para os empresários do setor, o Conet&Intersindical já passou por diversas cidades brasileiras, como Bento Gonçalves, Fortaleza, João Pessoa, São Luís, Vitória, Natal, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Rio Quente.

Agora, em sua primeira edição de 2020, realizado no Paraná, Estado que ocupa a 2ª posição no ranking do transporte brasileiro e possui mais de 12 mil transportadoras que, entre 2010 e 2015, foram responsáveis pela geração de R$ 27,1 bilhões em receita na região.

Atualmente, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística congrega cerca de 4.000 empresas de transporte associadas direta e indiretamente e mais de 50 entidades patronais. Além de uma gama de fornecedores e embarcadores em todo o Brasil, representa um universo de 10.500 empresas que operam uma frota superior a 1 milhão de caminhões e criam mais de 4 milhões de postos de trabalho.

Para Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística, “o primeiro CONET do ano é de fundamental importância para o TRC, pois é ali que serão discutidos os assuntos que serão pauta durante todo o ano, dando uma diretriz de qual caminho o setor seguirá em 2020”.

No primeiro dia de evento, a palestra “A Lei de Abuso de Autoridade e suas Consequências no TRC” foi apresentada pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ)  Nefi Cordeiro, além do Relatório de Providências Conet/2019 pela Assessora Jurídica da NTC, Gildete Menezes e a divulgação dos estudos do Índice de Variação do INCT – Índice Nacional de Custos do Transportes, Defasagem dos Fretes e Tendências – NTC/ANTT, Piso Mínimo de Frete e Recuperação Tarifária apresento por Lauro Valdívia,  Assessor Técnico da entidade.

Já na Intersindical, o presidente do Setcesp Tayguara Helou trouxe o assunto “Renovação de frota: plano de retirada de veículos irregulares” e apresentará o projeto “Logística sem papel”. Assuntos como as reformas trabalhistas e sindicais, será apresentado por Narciso Figueirôa Jr., Assessor Jurídico da NTC e o cenário macroeconômico e infraestrutura do transporte, também serão debatidos durante o evento.

O Presidente do SINDICAPI, Humberto Lopes, mais uma vez participa do evento, que promete resultar em resultados positivos e novidades para 2020. "Estamos muito felizes e confiante com tudo que vimos no encontro. Isso mostra mais uma vez a força e determinação da nossa categoria", afirmou Lopes.

O CONET&Intersindical edição Curitiba conta com apoio da Seguipar, Setcamar, Setcepar, Setcguar, Setcsupar, Sindifoz, Sindiponta, Sindivale, Sintratol e Sintropar, além da Fetranspar como entidade anfitriã e da CNT/Sest Senat/ITL como apoiadores institucionais.

fonte: cargapesada.com.br